1.
TEMA→
Números
2.
CONTEÚDO
→ Equação do 2º grau.
↓
- Polinômios →
operações
- Potenciação →
propriedades
- Radiciação → propriedades e
simplificação
- Regras de sinais
- Processos de
resolução → soma e produto
→ fórmula de Bháskara
→ completando quadrados
- Sistema de equações
do 2º grau
- História da
matemática→ surgimento e desenvolvimento das equações do 2º grau.
3.
ANO/SÉRIE
→ 9º ano/8ª série.
4.
TEMPO
ESTIMADO → 24 aulas
5.
JUSTIFICATIVA
→ O estuda das equações do 2º grau faz parte do currículo oficial e é de fundamental
importância nos estudos posteriores, além das conexões com a Geometria e com
situações do cotidiano.
6.
OBJETIVOS
→ Leitura e interpretações de enunciados;
→ exercitar sua capacidade de abstração;
→Identificar uma equação do 2º grau;
→Analisar uma situação que recai em uma
equação do2º grau;
→ Reconhecer uma equação do 2º grau e seus
coeficientes;
→Verificar se um número é solução de uma
equação do 2º grau;
→Reconhecer e resolver equações do 2º grau do
tipo (ax + b)2 = c;
→Compreender e aplicar a fórmula
de Bháscara na resolução de equações do 2º grau, bem como por meio de completar
quadrados;
→Reconhecer e calcular equações do 2º grau
incompletas.
→Fatorar trinômios do 2º grau.
→Resolver problemas com sistemas de equações
que recaiam em equações do 2º grau.
OBS:
Espera-se ao final do trabalho que os alunos sejam capazes de identificar,
resolver e interpretar situações que envolvam equações do 2º grau em diferentes
contextos de seu cotidiano bem como estimular a curiosidade sobre a História da
Matemática.
7.
METAS
→Atingir 75% dos alunos.
8.
PROCEDIMENTOS→
Pesquisar sobre o tema Equação do 2º grau: Da origem ao
processo tecnológico.
→ Discutir e tabular dados;
→ Resolução de exercícios diversos;
→ Resolução de
problemas por métodos diversos;
→ Incentivar o interesse em comparar métodos e
processos na resolução
de problemas e elaborar estratégias de
resoluções em
casos mais complexos.
→
Trabalho coletivo e troca de experiências no processo de
Aprendizagem;
→Aulas
expositivas procurando instigar a capacidade de
investigação
na busca de resultados, estimulando o
interesse e
a curiosidade para conhecer diferentes
estratégias
de cálculo.
9.
RECURSOS
MATERIAIS →Apostila do aluno;
→ Livro Didático;
→
Pesquisas na internet.
OBS:
considerar aspectos relevantes da pesquisa →onde pesquisar.
→mecanismos de busca.
→otimização da pesquisa.
10. 1. AVALIAÇÃO →Observação direta da interação dos alunos
com as atividades propostas, considerando as justificativas e as argumentações
orais, bem como a produção escrita.
→Resolução de exercícios individualmente e
coletivamente.
→Trabalho de pesquisa.
→Avaliação objetiva e com resolução de
problemas.
→Representação com papéis coloridos através
do método de completar quadrados.
10. 2. RECUPERAÇÂO → proporcionar
oportunidades diferenciadas com aluno tutor em trabalhos de grupos, dando novas
perspectivas de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário