segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULAS


                                    

1.    TEMA→ Números

 

2.    CONTEÚDO → Equação do 2º grau.

                                        

                         - Polinômios → operações

                         - Potenciação → propriedades

                         - Radiciação → propriedades e simplificação

                         - Regras de sinais

                         - Processos de resolução → soma e produto

                                                                   → fórmula de Bháskara

                                                                   → completando quadrados

                        - Sistema de equações do 2º grau

                        - História da matemática→ surgimento e desenvolvimento das  equações do 2º grau.                                   

                                                                          

 

3.    ANO/SÉRIE → 9º ano/8ª série.

 

4.    TEMPO ESTIMADO → 24 aulas

 

 

5.    JUSTIFICATIVA → O estuda das equações do 2º grau faz parte do currículo oficial e é de fundamental importância nos estudos posteriores, além das conexões com a Geometria e com situações do cotidiano.

 

6.    OBJETIVOS → Leitura e interpretações de enunciados;

               → exercitar sua capacidade de abstração;

               →Identificar uma equação do 2º grau;

               →Analisar uma situação que recai em uma equação do2º grau;

               → Reconhecer uma equação do 2º grau e seus coeficientes;

               →Verificar se um número é solução de uma equação do 2º grau;

               →Reconhecer e resolver equações do 2º grau do tipo (ax + b)2 = c;

               →Compreender e aplicar a fórmula de Bháscara na resolução de equações do 2º grau, bem como por meio de completar quadrados;

               →Reconhecer e calcular equações do 2º grau incompletas.

               →Fatorar trinômios do 2º grau.

               →Resolver problemas com sistemas de equações que recaiam em equações do 2º grau.

OBS: Espera-se ao final do trabalho que os alunos sejam capazes de identificar, resolver e interpretar situações que envolvam equações do 2º grau em diferentes contextos de seu cotidiano bem como estimular a curiosidade sobre a História da Matemática.

 

7.    METAS →Atingir 75% dos alunos.

 

8.    PROCEDIMENTOS→ Pesquisar sobre o tema Equação do 2º grau: Da origem ao

                                   processo tecnológico.

                              → Discutir e tabular dados;

                              → Resolução de exercícios diversos;

                              → Resolução de problemas por métodos diversos;

                              → Incentivar o interesse em comparar métodos e                            
                                processos na resolução de problemas e elaborar estratégias de 

                                resoluções em casos mais complexos. 
                                                                                                                                        

                               → Trabalho coletivo e troca de experiências no processo de 

                                    Aprendizagem;

                               →Aulas expositivas procurando instigar a capacidade de

                                   investigação na busca de resultados, estimulando o

                                   interesse e a curiosidade para conhecer diferentes

                                   estratégias de cálculo.

 

9.    RECURSOS MATERIAIS →Apostila do aluno;

                                          → Livro Didático;

                                          → Pesquisas na internet.

OBS: considerar aspectos relevantes da pesquisa →onde pesquisar.

                                                                                 →mecanismos de busca.

                                                                                 →otimização da pesquisa.

 

10.  1. AVALIAÇÃO  →Observação direta da interação dos alunos com as atividades propostas, considerando as justificativas e as argumentações orais, bem como a produção escrita.

                    →Resolução de exercícios individualmente e coletivamente.

                    →Trabalho de pesquisa.

                    →Avaliação objetiva e com resolução de problemas.

                    →Representação com papéis coloridos através do método de completar quadrados.

10.  2. RECUPERAÇÂO → proporcionar oportunidades diferenciadas com aluno tutor em trabalhos de grupos, dando novas perspectivas de aprendizagem.

 

 GRUPO 1.

                                                    

          

                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário